Uso da teoria da dominância no relacionamento com os nossos cães

Outubro 27, 2010

Quais as principais consequências do uso da teoria da dominância no relacionamento com os nossos cães?

O uso da teoria da dominância muda por completo a maneira como nos relacionamos com os nossos cães. Passa de uma relação de cooperação e respeito mútuo para um conflito constante. Passamos a ver tudo o que o cão faz como uma tentativa de mandar em nos, uma tentativa de ser o “alpha” da matilha.

Passa a existir uma desculpa constante para o uso de aversivos e deixamos de olhar para o comportamento real do cão e de o resolver. Deixa-mos de ver o nosso fiel amigo e passamos a ver um adversário constante que tenta a todo custo mandar em nós e no ambiente que o rodeia.

A partir do momento que aplicamos a teoria da dominância no relacionamento com o nosso cão tudo muda. Passamos a ter que comer primeiro que o nosso cão mesmo que não tenhamos absolutamente vontade nenhuma de o fazer, o cão deixa de poder subir para o sofá mesmo que adoremos ver um filme com o nosso cão ao nosso lado com a cabeça pousada nas nossas pernas, passamos a ter que passar primeiro nas portas mesmo que lá fora esteja a chover e não tenhamos interesse nenhum em ir para a chuva, passamos a tirar a ração do nosso cão durante a sua refeição mesmo que não tenhamos interesse nenhum na ração, é o deteriorar do prazer de estar na companhia do nosso cão sem preocupações e o começar a estar sempre a olhar por cima dos ombros não vá ele estar a tentar dominar-nos pelas costas.

Do ponto de vista comportamental é o desenvolver de vários tipos de problemas devido ao confronto constante e ao uso de aversivos. Por exemplo, agressividade por possessão devido a estarmos constantemente a retirar á força recursos que o cão acha valiosos ( comida, brinquedos, objectos, etc ), agressividade defensiva devido ao constante uso da força e de aversivos. Um caso comum é o cão morder o dono quando este tenta fazer-lhe uma festa, ele não está a tentar dominar o dono, apenas se defendeu da aproximação da mão pois a maior parte das vezes este gesto antecipa uma punição.

Deixem de vez esta teoria obsoleta e sem nenhuma validade cientifica para trás e desfrutem da companhia dos vossos cães sem teorias e sem dominância!

Bons Treinos

Anúncios

3 Respostas to “Uso da teoria da dominância no relacionamento com os nossos cães”


  1. […] This post was mentioned on Twitter by caoobediente, CantinhoAnimal. CantinhoAnimal said: Uso da teoria da dominância no relacionamento com os nossos cães http://bit.ly/bysvoY (Via @caoobediente) […]

  2. Regina Aoki Says:

    sempre achei essa teoria da dominância meio estranha, finalmente estão re-vendo a teoria, e ela está caindo por terra…excelente post


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: